A campanha

“Sangue Corinthiano” é um projeto nacional idealizado e promovido pela torcida corinthiana, que usa a força e união da Fiel para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

Anualmente a campanha Sangue Corinthiano realiza três edições do “Dia do Corinthiano doar Sangue” com o objetivo de conscientizar novos torcedores sobre a importância deste ato e também torna-los doadores regulares através da fidelização ao projeto.

Após a definição da data, a organização da campanha fica por conta dos torcedores, que são responsáveis pelos contatos e planejamento junto ao Hemocentro de sua cidade.

Para o idealizador do projeto, Milton Oliveira, a campanha é uma oportunidade do torcedor(a) fazer aquilo que sempre cobra dos jogadores: vestir a cabeça e dar o sangue.

“Não importa se você é torcedor de arquibancada, de torcida organizada ou acompanha o Timão só pelo rádio ou TV. O importante é fazermos nossa parte na sociedade, doar um pouco do Sangue Corinthiano que corre em nossas veias. Vamos combinar um dia para vestirmos nosso manto sagrado, doar sangue, salvar vidas e mostrar ao Brasil o poder de nossa torcida”, afirma Oliveira.

A primeira edição da campanha Sangue Corinthiano ocorreu em setembro de 2008 e até agora o projeto já ajudou a salvar mais de 110 mil vidas.

Nossa História

O idealizador da iniciativa é o torcedor Milton Oliveira, que é doador voluntário desde 2005. Ele viu na inexplicável paixão e união da torcida corinthiana, a possibilidade de salvar muitas vidas. Belas campanhas incentivando os corinthianos doarem sangue já haviam sido lançadas por torcidas organizadas e fazem sucesso até hoje.

Assim como o Milton, a grande maioria dos torcedores que não pertencem a uma organizada, não tomava o conhecimento da causa e não conseguiam colaborar.

Por isso no dia 24 de julho de 2008, ele criou uma comunidade no Orkut, e com o apoio dos amigos fez a divulgação na Internet. A aceitação foi tão grande, que houve uma necessidade de criar um site, para atingir os torcedores que não possuem cadastro no site.

Daí nasceu este site, que além de cadastrar os participantes da campanha, exibe fotos e vídeos dos eventos.
A primeira doação promovida pela campanha foi realizada no dia 7 de setembro de 2008, onde centenas de torcedores colaboraram com a iniciativa. Na segunda edição, no dia 17 de janeiro de 2009, a corrente alvinegra de solidariedade chegou a 17 cidades pelo Brasil e o site da campanha teve milhares de novas adesões à iniciativa.

Da mesma maneira que nos unirmos para empurrar o nosso time, que levantamos bandeiras, faixas de protestos, que gritamos amor eterno na arquibancada e com a mesma fé que pedimos para que os jogadores deem sangue por nosso Corinthians, podemos abraçar essa causa.

O sucesso da campanha Sangue Corinthiano, deu origem a ONG Sobre Vivência (www.sobrevivencia.org.br) , que desde 2010 é a responsável pela organização o projeto.

 

 

Sobre
“Sangue Corinthiano” é uma campanha nacional que usa a força e união da Torcida Corinthiana para conscientizar os torcedores sobre a importância da doação de sangue. A Sangue Corinthiano é promovida pela ONG Sobre Vivência (www.sobrevivencia.org.br)
Desenvolvido por